• Vinicius Seabra

A JENEPS homenageia o DAGEOP por mapeamentos sobre a COVID-19 em São Gonçalo

No dia 12 de novembro de 2020 o Grupo Dinâmicas Ambientais e Geoprocessamento (DAGEOP) recebeu uma importante homenagem na Jornada de Educação Não Escolar e Pedagogia Social (JENEPS). A homenagem, segundo a JENEPS, se deu pela “Relevante contribuição de seus estudos no período da pandemia de COVID-19 para a sociedade de São Gonçalo e a formação de profissionais de educação.”

“A JENEPS é uma das ações desenvolvidas pelo Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão (GEPE) Fora da Sala de Aula, coordenado pelo Dr. Arthur Vianna Ferreira, Professor Adjunto do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), campus São Gonçalo/RJ."


Este grupo é gerenciado por um coletivo de professores universitários, de ensino básico, educadores sociais e bolsistas que compõe tanto o grupo gestor quanto outras atividades formativas propostas para aqueles que exercem a docência ampliada nos ambientes educacionais não escolares (não-formais) e práticas socioeducativas em escolas e universidades.


No final da última mesa do evento, que contou com a participação dos professores doutores Arthur Vianna (UERJ FFP), Jacyara Silva de Paiva (UFES) e Antônio Pereira (UNEB), foi entregue uma belíssima placa de reconhecimento pelos mapeamentos que vêm sendo realizados pelos alunos e professores do DAGEOP. Segundo o professor Arthur Vianna, a decisão de educadores sociais e alunos de seu grupo de extensão e pesquisa em homenagear o DAGEOP se deu também pela superação de manter uma proposta de mapeamento da COVID-19, mesmo no momento em que a universidade esteve fechada.


A placa foi recebida simbolicamente pelos professores Otávio Rocha Leão e Phillipe Valente Cardoso, e pela geógrafa Beatriz Costa. Beatriz esteve presente para representar um numero grande de alunos que têm participado desse desafio.


O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal do Espirito Santo (NEAB), da UFES, também foi homenageado nesta noite. A merecida homenagem se deu em razão dos seus importantes trabalhos para a educação social e luta contra o racismo.


O DAGEOP agradece ao JENEPS pela bela homenagem. Ela é merecida principalmente para os alunos que, mesmo em um momento de muita dificuldade, têm se esforçado num trabalho que vem sendo realizado de forma totalmente voluntária.


Deixamos aqui um forte abraço!


Quer saber um pouco mais? Confira a mesa de homenagens do JENEPS.


144 visualizações0 comentário