As Jornadas de Geotecnologia do Estado do Rio de Janeiro

 

O Rio de Janeiro configura-se como um importante polo de pesquisas em geotecnologias, envolvendo a formação de profissionais e geração de conhecimento teórico e aplicado em diferentes áreas da ciência. No meio acadêmico, estas geotecnologias são estudadas por diferentes universidades do Estado do Rio de Janeiro, sendo elas: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Universidade Federal Fluminense, Universidade Castelo Branco, dentre outras.

É notória e significativa a participação de alunos e pesquisadores destas universidades nos eventos científicos relacionados às geotecnologias, onde é comum a aprovação de trabalhos em diferentes eixos temáticos e ainda premiações de melhor trabalho em diversas sessões. Isto comprova a dimensão qualitativa e quantitativa das pesquisas que vêm sendo desenvolvidas nas universidades do Estado do Rio de Janeiro, e a importância que têm para o avanço das pesquisas com as diferentes Geotecnologias no cenário nacional.

Com o objetivo de melhor integração das pesquisas que vêm sendo realizadas nas universidades do estado do Rio de Janeiro, e ampliar as trocas de conhecimento produzidos no campo das geotecnologias, foram organizadas as Jornadas de Geotecnologias do Estado do Rio de Janeiro – JGEOTEC. Esta articulação é promovida entre professores pesquisadores atuantes na maioria das instituições acadêmicas presentes no estado, contando ainda com a participação de alunos de graduação e pós-graduação destas instituições.

Desta maneira, a atuação dos alunos na organização do evento, além de reduzir o custo para os estudantes que participarão da jornada, também é uma importante etapa do processo formativo dos mesmos. Além disso, a coordenação dos professores nas mais diferentes comissões da JGEOTEC, garante a realização de um evento de qualidade tanto no nível da organização quanto na qualidade científica do que será apresentado.

  • A 1ª Jornada de Geotecnologias do Estado do Rio de Janeiro foi realizada na UFRJ, no Instituto de Geociências do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, IGEO/CCMN, em 2011. Este evento contou com a participação de 64 alunos, com apresentação de 12 trabalhos em sessões orais e 22 trabalhos em sessões de painéis. O evento contou ainda com duas mesas redondas, uma palestra de abertura e 4 minicursos.

  • A 2ª Jornada de Geotecnologias do Estado do Rio de Janeiro foi realizada em conjunto com o 4° Congresso Brasileiro de Geoprocessamento, 11 a 13 de setembro de 2013, no Centro de Convenções Sul América, na Cidade Nova, Rio de Janeiro. Além dos 33 trabalhos em sessões de painéis e 12 trabalhos em sessões orais, os alunos participaram como ouvintes em 3 mesas redondas e também como visitantes nos stands de empresas e sessões técnicas.

  • A 3ª Jornada de Geotecnologias do Estado do Rio de Janeiro, foi realizada entre os dias 16 e 20 de novembro de 2015, no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza - CCMN/UFRJ, em sua programação houve a realização de 5 minicursos, apresentação de 14 trabalhos em sessões orais, apresentação de 38 trabalhos em painéis, 3 mesas redondas e palestras além de uma corrida de orientação.

  • A 4ª edição da JGEOTEC 2018 ampliou o desenvolvimento das Geotecnologias com a incorporação dos diferentes cursos de graduação e pós-graduação existentes na UFRRJ que utilizam as geotecnologias em suas atividades de pesquisa. O evento contou mais uma vez com a realização de minicursos, mesas redondas e apresentação de trabalhos em sessões orais e de painéis.

  • A 5° Jornada de Geotecnologias do Estado do Rio de Janeiro foi realizada em 2020, e em função da pandemia de Coronavírus, foi realizada inteiramente em formato remoto. Mesmo assim foram realizados minicursos, mesas, e apresentações de trabalho. Todas essas modalidades de atividades podem ser visualizadas a partir do link a seguir. Clique aqui para entrar no canal da Jornada!

As Jornadas de Geotecnologias têm como principio básico a realização de eventos de caráter inclusivo, que tem como prioridade a participação dos alunos de graduação. Neste sentido, a busca por parceiros que possam contribuir com a realização do evento torna-se fundamental para a fixação de preços compatíveis com a realidade econômica dos nossos estudantes.

WhatsApp Image 2018-11-08 at 10.04.29 PM
WhatsApp Image 2018-11-09 at 12.05.16 AM
WhatsApp Image 2018-11-09 at 12.05.34 AM
LISTA DE TRABALHOS E ANAIS DAS JORNADAS
jgeotec1.jpg
jgeotec3.jpg

Parte 1

jgeotec2.jpg
jgeotec3.jpg

Parte 2

jgeotec4.jpg
logo_jgeotec.jpg