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VI JGEOTEC
JORNADA DE GEOTECNOLOGIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

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Saibam tudo sobre os minicursos que serão oferecidos na VI JGEOTEC

As inscrições em minicursos estão encerradas!

Inscrições na VI JGEOTEC

Obterão os certificados de participação no evento aqueles que se inscreverem na VI JGEOTEC e participarem de, pelo menos, de 3 atividades da programação.

O evento será totalmente gratuito!

Para se inscrever, clique aqui!

Inscrição para Atividade de Orientação (18-10-2022 às 9h)

Apesar de pouco popular no Brasil, a corrida de orientação é um esporte bastante praticado em outros países como a Suécia, a Finlândia e a Noruega. O esporte surgiu em 1912 com atletas de atletismo que antes, apenas corriam. A modalidade chegou ao Brasil somente em 1970 e passou a ser mais conhecida na área da educação física a partir de 1974 quando a Escola de Educação Física do Exército a incluiu em seu currículo.

O objetivo do esporte é passar pelos pontos de controle de um terreno no menor tempo possível, com auxílio apenas de um mapa e uma bússola. A leitura do mapa é essencial para os praticantes da modalidade. Nele, diversas simbologias dizem, entre outros, a rota a ser traçada e os obstáculos do caminho.

Venha correr ou caminhar conosco, o importante é praticar a orientação!

Inscrições abertas até dia 30 de setembro

A atividade ocorrerá no dia 18 de outubro de 2022 às 9h da manhã, no campus da Ilha do Fundão (UFRJ).

É importante que todos os alunos inscritos na corrida de orientação também realizem sua inscrição no evento.

Submissão de trabalhos para a VI JGEOTEC

Antes de submeter o trabalho, verifique se o mesmo cumpre todos os requisitos descritos nas normas de publicação. Para fins de certificação, é obrigatório que todos os autores realizem a inscrição no evento.

As submissões de trabalhos para o evento foram encerradas!

Sobre o Evento

A VI Jornada de Geotecnologias do Estado do Rio de Janeiro, tem como objetivo principal a realização de um evento acadêmico inclusivo e de articulação entre graduação e pós graduação. Além disso, esta nova edição do evento, que será realizado em formato híbrido (com atividades presenciais e remotas), terá ainda o objetivo de articular a academia às escolas, para tornar ainda maior a inserção de Geotecnologias na educação básica. Neste sentido, teremos os relatos de experiência, que serão apresentações de professores que irão relatar a experiência no uso de Geotecnologias em sala de aula além das já tradicionais apresentações dos trabalhos de pesquisa. Esta nova edição do evento conta com apoio financeiro e anuência da CAPES, através do edital do Programa de Apoio a Eventos no País – PAEP, configurando-se como evento de abrangência nacional.

 

Sobre os Trabalhos (Relatos de Experiência e Artigos Completos)

Serão aceitos trabalhos onde os primeiros autores sejam preferencialmente alunos de graduação e/ou pós-graduação em Geografia ou Ciências afins, que tratem do uso de Geotecnologias para investigações científicas ou no ensino de ciências. Serão aceitos dois tipos de publicações: os relatos de experiência e os artigos completos. Nos relatos de experiência os autores poderão descrever, em um limite de 6 a 8 páginas, o planejamento e/ou a utilização de recursos geotecnológicos em sala de aula. Para esta modalidade os professores terão maior liberdade para estruturar o trabalho, sendo exigido apenas o resumo; objetivos ou motivação; e métodos. O resumo deve ser escrito em inglês (EUA) com no máximo 1500 (mil e quinhentos) caracteres com espaço, em fonte Arial, tamanho 10, alinhamento justificado e espaçamento entre linhas simples. Já os artigos completos deverão ter de 10 a 15 páginas e deverão estar estruturados em: Introdução, Metodologia, Resultados, Conclusões e Referências Bibliográficas. O resumo seguirá as mesmas exigências feitas aos relatos de experiência.

Eixos Temáticos

 

01. Cartografia e Fotogrametria

02. Cartografia Histórica e Toponímias

03. GNSS: aplicações nas Geociências

04. RAPAs: Levantamentos de alta resolução

05. Análise Espacial de Dados Geográficos

06. Mineração de Dados Geográficos e Classificação de Imagens de Sensoriamento Remoto

07. Análise Séries Temporais e Detecção de Mudanças

08. Geoprocessamento e Aplicações

09. Cartografia Escolar e Geotecnologias na Educação Básica

10. Estruturação de Dados Geográficos

11. Cartografia Lúdica

As Inscrições

As inscrições no evento serão inteiramente gratuitas, realizadas a partir de formulários disponibilizados no inicio desta comunicação.

 

Evento em Modalidade Híbrida

O evento será realizado em modalidade híbrida, com todos os trabalhos sedo apresentados em formato remoto. Parte dos minicursos e a corrida de orientação serão as atividades realizadas em formato presencial.

Programação

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Calendário do Evento 

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A JGEOTEC RECOMENDA!

A VI Jornada de Geotecnologias do Estado do Rio de Janeiro agradece aos autores e editoras que doaram suas obras para premiações e sorteios que ocorrerão ao longo do evento.

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Estudos Maricaenses: O município de Maricá em Debate

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Ensino de Geografia: A Produção social do Espaço e Processos Formativos

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Geotecnologias digitais no ensino médio: avaliação prática de seu potencial

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Teoria e Prática dos Componentes Físico-Naturais no Ensino de Geografia

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Um Olhar para o São João

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Cartografias do ontem, hoje e amanhã

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COVID-19: Análises e Representações da Pandemia no Estado do Rio de Janeiro

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Trabalho de Campo e Ensino de Geografia

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Mapeamento Participativo e Cartografia Social: Aspectos Conceituais e Trajetórias de Pesquisa

Realização

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APOIO

A VI JGEOTEC conta com apoio e financiamento do Programa de Apoio a Eventos no País – PAEP, da CAPES.

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