Atlas Escolar do Município de São Gonçalo

 

Considerando as discussões da cartografia escolar nos últimos anos, percebe-se a importância do desenvolvimento de estratégias de aprendizagem que permitam aos docentes trazer os conteúdos e a linguagem cartográfica para que os estudantes compreendam e saibam fazer a leitura do espaço geográfico e de seus lugares vividos.

Assim, o atlas municipal destaca-se como um recurso didático que proporciona ao aluno entender o espaço geográfico a partir de fenômenos locais, da realidade vivida dos estudantes. Inicia-se o estudo pelo local, mas consideram-se as relações dele com o mundo e vice-versa. A construção deste atlas levou em consideração demandas indicadas por professores do ensino básico que atuam nas redes publica e privada do município e os conteúdos produzidos por docentes da Faculdade de formação de professores da UERJ. Ressaltando assim a importância da integração Universidade-escola para o avanço cientifico e a produção de material didático.

capa[19369].jpg

Todos os mapas foram construídos com dados adquiridos de forma gratuita e toda infraestrutura necessária para a construção do atlas foi disponibilizada pelo Grupo Dinâmicas Ambientais e Geoprocessamento (DAGEOP) e pelo Laboratório de geociências da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-FFP).Agradecemos a todos que fizeram parte da construção do atlas. Professores das redes pública e privada que se propuseram a responder os questionários e contribuir expondo suas demandas; professores da UERJ FFP, disponibilizando dados e suporte quando necessário; a prefeitura de São Gonçalo – RJ, em especial a Secretaria de Urbanismo, disponibilizando bases cartográficas e a FAPERJ pela concessão de duas bolsas de iniciação cientifica.Esta é a 1ₐ edição do atlas e está disponível gratuitamente para download no site do DAGEOP, que autoriza a reprodução deste material para qualquer fim acadêmico ou escolar. Recomenda-se a impressão em folha A3.

Pretende-se assim, contribuir com a melhoria do ensino no município de São Gonçalo, mais especificamente nas aulas de geografia, embora o produto possa ser trabalhado de forma interdisciplinar, sempre trazendo a realidade local para as discussões em sala de aula.

Isabela Habib Canaan da Silva

Questionário de Avaliação

Queridos Professores, avaliem o Atlas. Sua Participação é muito importante!

DAGEOP UERJ-FFP

Grupo de Pesquisa Dinâmicas Ambientais e Geoprocessamento. Departamento de Geografia da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.


Email: dageop.uerj@gmail.com

Estamos nas Redes Sociais
Visite nossa página no facebook
  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • LinkedIn - Grey Circle
Pós Graduação em Geografia