APRESENTAÇÃO

 

Os seguidos avanços das técnicas e metodologias voltadas para as investigações de processos e fenômenos geográficos são cada vez mais rápidos e significativos, acontecendo de maneira tão profunda, que inevitavelmente nos faz pensar em nossos problemas espaciais dentro de uma ótica mais complexa, abandonando por vezes a ótica analítica, da análise das partes, pra pensarmos dentro de uma perspectiva sintético-analítica, em que pensamos nas partes e sua influência no todo, assim como no todo e sua importância para a organização das partes.

Sem dúvida alguma isso nos remete ao pensamento sistêmico que, ao contrário dos atuais avanços geotecnológicos, não é nada novo. O biólogo austríaco Ludwig von Bertalanffy já afirmava na década de 1950 que num futuro próximo, com desenvolvimento de novas tecnologias, seria possível a realização de investigações capazes de integrar os complexos sistemas naturais, e com isso, seríamos capazes de compreender toda natureza dentro de uma perspectiva realmente holística e integrada.

(...)

Neste livro vamos abordar para o LLERJ as suas características geográficas, o seu mapeamento geomorfológico, o seu mapeamento de uso e cobertura da terra e as condições ambientais das unidades de conservação do LLERJ. Capítulos separados de um esforço que é conjunto do Grupo de Estudos Dinâmicas Ambientais e Geoprocessamento, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Formação de Professores (UERJ-FFP).

Todas as análises foram possíveis a partir do uso de processamento digital de imagens de sensoriamento remoto (PDI-SR) e análises espaciais realizadas em sistemas de informações geográficas (SIG). Tecnologias e metodologias que evoluíram muito, que ainda não nos fizeram chegar à inalcançável e sonhada complexidade de Edgar Morin e Bertalanffy, mas que nos têm aproximado cada vez mais da visão de mundo mais articulada e holística.

Rio de Janeiro, 08 de Janeiro de 2018

Prof. Dr. Vinicius da Silva Seabra

Capa_Livro.jpg

Descrição do Livro:

O livro “Dinâmicas Ambientais e Geoprocessamento no Litoral Leste do Estado do Rio de Janeiro”, coordenado pelo professor Dr. Vinicius da Silva Seabra, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-FFP), foi elaborado por uma equipe de jovens investigadores dedicados a pesquisas científicas de grande relevância para uma das regiões mais importantes do Brasil, repleta de fenômenos e processos que devem ser melhor compreendidos.

Mapas do Livro para Download

Uso_LLERJ.jpg
UC_LLERJ.jpg
Unidades de Conservação no Litoral Leste Fluminense
uso_APA_Pau_Brasil.jpg
Uso e Cobertura da Terra da APA - Pau Brasil
Uso e Cobertura da Terra no Litoral Leste Fluminense - 2014
Uso e Cobertura da Terra - 2014
APA de Sapiatiba
uso_APA_Sapiatiba.png.jpg
Uso_APA_Maricá.jpg
Uso e Cobertura da Terra - 2014
APA de Maricá
Uso_APA_massambaba.jpg
Uso e Cobertura da Terra - 2014
APA da Massambaba
geomorfologico.jpg
Mapa Geomorfológico
uso_PECS.jpg
Uso e Cobertura da Terra - 2014
Parque Estadual Costa do Sol
Fale conosco!!!
estacionário
DAGEOP UERJ-FFP

Grupo de Pesquisa Dinâmicas Ambientais e Geoprocessamento. Departamento de Geografia da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.


Email: dageop.uerj@gmail.com

Estamos nas Redes Sociais
Visite nossa página no facebook
  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • LinkedIn - Grey Circle
Pós Graduação em Geografia