Cartografia para crianças: Uma proposta para a alfabetização cartográfica
Nos últimos anos o ensino de geografia tem se debruçado em discutir a importância da cartografia escolar como um meio de promover uma aprendizagem que contribua para a leitura espacial dos estudantes, por meio da linguagem cartográfica. Assim, percebe-se a importância do desenvolvimento de estratégias de aprendizagem que permitam aos docentes trazerem os conteúdos e a linguagem cartográfica para que os estudantes compreendam e saibam fazer a leitura do espaço geográfico. Neste contexto, o desenho pode se destacar como um dos recursos didáticos iniciais que proporciona ao aluno um meio de representar o espaço geográfico e indica ao professor a fase de desenvolvimento espacial da criança. Desde os rabiscos iniciais, sem significado, até a reprodução de realidades tridimensionais, situação em que o aluno atua como agente protagonista, mapeador. O presente projeto desenvolve
a aprendizagem da linguagem cartográfica desde a educação infantil até o ensino fundamental, usando o desenho como recurso inicial na educação infantil e diversas formas de representações cartografias à medida que os alunos do ensino fundamental adquiram maturidade. Nesta abordagem são considerados os estudantes das redes municipal, estadual e privada localizadas no estado do Rio de Janeiro. O principal objetivo a ser alcançado é a alfabetização cartográfica através de representações cartográficas. Para isto, busca-se como concepção de método, a abordagem qualitativa, no desenvolvimento de oficinas, onde serão tratadas particularidades e experiências individuais de professores e alunos. Desta forma, espera-se com resultado que os professores e os estudantes possam transpor o conhecimento cartográfico aprendido na escola e de fato articular com seus cotidianos, sabendo serem leitores críticos, bem como autores da sua produção material na construção do conhecimento geográfico.