
Oficinas de Cartografia e Sensoriamento Remoto: Pensar e Representar o Espaço Geográfico
A escola precisa levar em conta estratégias de ensino que estejam mais sintonizadas com a nova realidade dos alunos, que agora estão muito familiarizados com os recursos tecnológicos disponíveis nas mais diversas plataformas digitais. As experiências apontam que o uso das geotecnologias no ensino de Geografia apresenta, entre outras vantagens, a possibilidade de construção de representações espaciais numa perspectiva local, discutindo problemas que fazem parte do cotidiano dos alunos e reafirmando o papel da Geografia na compreensão da organização espacial das diferentes localidades.
Desta maneira, a proposta do projeto é realizar oficinas de Cartografia e Sensoriamento Remoto e propor a elaboração de materiais didáticos voltados para abordagem temas de Geografia numa perspectiva local para professores e alunos do ensino fundamental e médio da rede pública do município de Maricá, mais especificamente do Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Leonel Brizola.

Praia de Itaipuaçu: Levantamento de Drone. DAGEOP-UERJ-FFP

.jpeg)
Praia de Itaipuaçu: Levantamento de Drone.
DAGEOP-UERJ-FFP
.jpg)
A incorporação das tecnologias espaciais na vida cotidiana cria mudanças na maneira com que as pessoas se relacionam com o espaço geográfico. Tomamos como exemplo a utilização de aplicativos que realizam consultas espaciais, que ao longo do uso redefinem as noções de proximidade, localização e vizinhança. A exemplo disso temos o Google Earth, que é considerado um visualizador tridimensional, ou ainda globo virtual giratório, no qual mapas, imagens de satélite e fotografias aéreas se articulam digitalmente em diferentes escalas e resoluções (CAZETTA, 2011).
Esta ferramenta torna a visualização do espaço, e sua organização, mais dinâmica e atraente que os mapas estáticos. As Geotecnologias permitem ainda a visualização do espaço de forma multitemática, multitemporal e multiescalar, pois torna possível a visualização dos mais diferentes temas e imagens, nas mais diferentes escalas e temporalidades (imagens atuais e antigas) num mesmo conjunto, organizados em camadas de informação, possibilitando discussões interdisciplinares, tendo em vista a diversidade de temas que podem ser trabalhados a partir do uso de ferramentas geotecnológicas. Neste projeto, as atividades serão efetivadas a partir de oficinas que serão realizadas em escolas da rede pública para professores de Geografia. A avaliação será realizada de forma continuada, em cada encontro realizado nas escolas.
Recursos Didáticos
Em construção
.jpg)