top of page
  • Foto do escritorVinicius Seabra

Divulgada a 1° Circular da VI Jornada de Geotecnologias do Estado do Rio de Janeiro

O formato deste ano tem novidades em relação às outras edições


A comissão de organização da VI JGEOTEC divulgou, no final do ano passado, a 1° circular sobre o evento, que será realizado já neste ano. A circular ainda não apresenta todas as informações, mas já aponta para novidades e momentos importantes do calendário do evento, como a submissão dos trabalhos ocorrendo entre junho e julho, e a realização do próprio evento, que se dará em outubro deste ano (2022). Também já sabemos que o evento será híbrido, restando ainda saber quais atividades se darão em formato remoto, e quais em formato presencial. Enquanto não sai a nova circular da VI JGEOTEC, leia atentamente a primeira, e reserve em sua agenda as datas importantes do evento.


Segue a 1° Circular da VI Jornada de Geotecnologias na íntegra:



1° Circular da VI Jornada de Geotecnologias do Estado do Rio de Janeiro


Estamos às vésperas 10° do aniversário da Jornada de Geotecnologias do Estado do Rio de Janeiro, que teve a realização de sua primeira edição em dezembro de 2011, no CCMN/UFRJ. Naquele momento, a JGEOTEC tinha como objetivo principal estimular a troca de experiências acadêmicas entre alunos de graduação e grupos de pesquisa que realizavam trabalhos voltados para o uso de Geotecnologias em diferentes pesquisas de interesse geográfico.

O nome escolhido para o evento não retratava o potencial agregador que tínhamos para a época, mas sim um sonho futuro, que seria o de articular o maior numero de instituições e departamentos possíveis para este nosso grupo, para discutirmos em um contexto regional a qualidade das nossas produções e a possibilidade de maior cooperação e articulação entre os grupos. Isso já se fazia necessário há 10 anos atrás, e hoje, num contexto de ataques à ciência e às universidades, torna-se ainda mais necessário.

Os desafios serão grandes, mas as conquistas também. Nosso desejo é o de construir um evento cada vez mais qualificado e inclusivo, que vai demandar muito esforço de todos nós. Para nossa nova edição, traremos modalidades de apresentação de trabalhos voltados para professores da educação básica, cursos voltados para a formação continuada, e cotas para professores interessados em aprender mais sobre a Geoinformação.

Por isso vamos incluir novas formas de apresentações de trabalhos, como os relatos de experiência e os projetos de extensão. Vamos também nos voltar para a escola básica, e alguns dos nossos cursos serão voltados para a formação continuada. Outros terão cotas para professores da rede básica.

Tudo isso sem abandonar o que sempre foi muito especial em nossas jornadas: a integração entre graduação e pós-graduação, e entre os mais diferentes grupos de pesquisa que atuam com investigações voltadas para o uso de Geotecnologias no estado do Rio de Janeiro.

Também esclarecemos que você, aluno ou professor de Geografia de outro estado, ou até mesmo de outro país, está convidado para a VI JGEOTEC. Sua experiência e conhecimento contribui, e muito, para nosso desenvolvimento. Suas críticas nos fazem melhorar e seus elogios nos enchem de orgulho.

Estejam atentos! Entre junho e julho de 2022 receberemos os trabalhos, e em meados de outubro de 2022 realizaremos o evento.

Aguardem nossas novas comunicações.

Muitos abraços,

Coordenação da VI JGEOTEC


*Acesse o link para conferir as outras edições do evento


257 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page