top of page
  • Foto do escritorVinicius Seabra

Os Minicursos da VI JGEOTEC

Uma oportunidade imperdível


Faltando pouco mais de um mês para seu início, a sexta Jornada de Geotecnologias do Estado do Rio de Janeiro (VI JGEOTEC), que nesta nova edição marca com firmeza sua condição de evento nacional, acaba de bater recordes em diversidade regional. Segundo a coordenação do evento, ele já alcança o número de 176 representantes inscritos, número elevado se levarmos em consideração o tempo que ainda resta para a abertura do evento. No entanto, não é o número de inscritos o que mais impressiona.


Encerramento da IV JGEOTEC na UFRRJ

Os dados provenientes do formulário de inscrição da VI JGEOTEC apontam para inscritos das 27 unidades federativas do Brasil, além de 8 inscrições internacionais (Moçambique, Peru e Portugal). As inscrições brasileiras se distribuem em 53 municípios diferentes, sendo 37,2% destas do município do Rio de Janeiro, e 13,4% do município de São Gonçalo, os campões em inscrições. Os alunos até então inscritos são provenientes de 47 universidades diferentes, sendo elas públicas ou particulares, provenientes das mais diferentes regiões do país.

Com toda Baixada e Leste Fluminense representados, a VI JGEOTEC, que passa a sua segunda edição seguida como evento gratuito, comemora a perspectiva de ser um evento realmente inclusivo, democrático e multidisciplinar. No evento, os Geógrafos ainda são maioria, seguidos dos cursos mais diversos, que incluem alunos do Direito, Turismo, Oceanografia e outros. Ressalta-se ainda um público ligeiramente feminino (51,2%) e com 41% de inscritos pardos e negros.

Atividades da IV JGEOTEC (UFRRJ)

Para os próximos dias, a perspectiva da organização do evento é de aumento do número de inscritos. Esta perspectiva se deve ao fato de terem sido divulgados os primeiros 12 minicursos a serem oferecidos pela VI JGEOTEC. Serão 245 vagas para 11 cursos gratuitos, e um minicurso sem limites de inscrição, também gratuito. Os cursos serão oferecidos em modalidades diferentes, sendo alguns presenciais e outros remotos, mas todos de altíssima qualidade e com certificação das principais Universidades do Rio de Janeiro, num evento apoiado pela CAPES. Chama atenção ainda a corrida de orientação e o concurso dos Mapas das Crianças, atividades tradicionais da JGEOTEC que vêm ganhando um número cada vez maior de adeptos.


As inscrições para os minicursos iniciarão no dia 26 de setembro de 2022, às 10 horas da manhã. Antes de se inscrever, estejam atentos aos dias, horários, locais e modalidades do minicurso.


Vejam a lista de Minicursos


Dia 17 de outubro de 2022


Professores: Gustavo Mota de Sousa, Juliana Moulin Fosse

Modalidade: Presencial

Local: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Campus Seropédica, Instituto de Geociências - IGEO, Laboratório integrado de Geografia Física Aplicada.

15 vagas


Professores: Paulo Menezes e Manoel Fernandes

Modalidade: Remota

25 vagas


Professores: Wilson Messias dos Santos Junior e Vivian Castilho da Costa

Modalidade: Remota

20 Vagas


Professor: Jorge da Paixão Marques Filho

Modalidade: Remota

20 Vagas


Professora: Debora Ferraz

Modalidade: Presencial

Local: UFF Praia Vermelha

15 Vagas


Professora: Raquel Dezidério Souto

Modalidade: Remota

vagas ilimitadas


Dia 18 de outubro de 2022


Professora: Evelyn de Castro Porto Costa

Modalidade: Presencial

Local: Laboratório de Informática da UERJ-FFP São Gonçalo

25 Vagas


Professor: Eduardo Lacerda

Modalidade: Remota

20 vagas


Professora: Carla Cristina Reinaldo Gimenes de Sena

Modalidade: Presencial

Local: A definir

20 vagas


Professora: Iara Nascimento

Modalidade: Remota

20 vagas


Professora: Evelyn de Castro Porto Costa

Modalidade: Presencial

Local: UFF Praia Vermelha

20 Vagas


Professora: Isabela Habib Canan da Silva

Modalidade: Presencial

Local: UFRJ

25 Vagas


Fique atendo às inscrições. Oportunidades como essas são imperdíveis!

Quer saber mais sobre a VI JGEOTEC, acesso ao site: https://www.dageop.com.br/vi-jgeotec

307 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page